Um vestibulando, ao longo da sua preparação, costuma receber diferentes pressões externas, sejam elas da família, de amigos ou mesmo de pessoas que não são tão próximas assim. Essas pressões, somadas a uma rotina exaustiva de estudos, podem tornar a cabeça do estudante um caldeirão de emoções. Além disso, durante a preparação, comumente surge a síndrome do impostor, fenômeno em que essa pressão parte de dentro e o estudante tende a se autossabotar, o que pode trazer sérios prejuízos para o seu rendimento. Então, para saber mais sobre a Síndrome do Impostor, leia esse artigo até o final!
A Síndrome do Impostor é um transtorno que faz com que pessoas extremamente preparadas se sintam inferiores ao que elas realmente são. Com isso, elas passam a duvidar se são capazes de algo, desqualificam as suas conquistas e, por consequência, têm dificuldade em se concentrar nos estudos.
E qual é a causa disso? Muitas vezes, as pessoas adquirem certas crenças limitantes ao longo do seu desenvolvimento pessoal, que as faz acharem que podem – e que devem – se menosprezar e isso é, realmente, um problema!
Sendo assim, quando você estiver se sentindo mal, incompetente ou incapaz, tente refletir se você não está passando pela Síndrome do Impostor. Muitas vezes, essa sensação de inferioridade vem de um olhar muito pequeno: tente olhar ao redor, ver que outras pessoas se encontram com as mesmas dificuldades que você e que, na verdade, existem pessoas com ainda mais dificuldades que você, as quais você pode ajudar.
Se precisar, o BNE também conta com uma equipe de profissionais prontos para te ajudar a enxergar o seu verdadeiro potencial!