No ano de vestibular, devido à rotina agora apertada, muitos alunos sentem falta de um grande companheiro nos anos anteriores de escola: o cochilo da tarde. No entanto, a verdade é que cochilar no período da tarde pode, na verdade, ser um grande aliado na sua preparação. Então, para “aprender a cochilar” da forma correta, leia esse artigo até o final!
Diversas pesquisas têm mostrado que o cochilo é capaz de:
- Melhorar a memória e a retenção de informação em até 5x
- Ajudar na recuperação após uma noite mal dormida
- Superar a cafeína na melhora da performance
- Elevar a função cognitiva e a criatividade
- Reduzir o stress e a ansiedade. Muita coisa, não?
Essas pesquisas têm sido feitas principalmente pelo ramo empresarial a fim de descobrir formas de aumentar a sua produtividade.
Contudo, não é qualquer cochilo que irá trazer resultados positivos. Preocupada se os cochilos dos pilotos não estavam colocando suas vidas ou as vidas dos passageiros em risco, a agência espacial decidiu fazer uma pesquisa sobre o ato de cochilar. A pesquisa envolveu pilotos e mostrou que aqueles que dormiram no “cockpit” por 26 minutos, ao acordar, mostraram um aumento no estado de alerta de 54% e uma performance no trabalho 34% melhor, quando comparando com pilotos que não tiraram um cochilo.
No entanto, é importante ressaltar a duração do cochilo, já que dormidas mais longas podem entrar em estados mais profundos do sono, dificultando o processo do acordar.
Então na próxima vez que você se sentir cansado, tire um cochilo sem peso na consciência, mas certifique-se de colocar o despertador para 26 min!